Para mais informações sobre o tratamento, clique no botão abaixo ou marque a sua consulta sem compromisso.
As escovas macias são mais eficientes para remover a placa bacteriana e os resíduos de alimentos. De preferência, a escova deve também ter cabeça pequena para poder mais facilmente alcançar todas as áreas da boca como, por exemplo, os dentes posteriores. Procure uma escova que se ajuste bem à sua boca e alcance todos os dentes.
Escove os dentes com movimentos suaves e curtos, com especial atenção para a margem gengival, para os dentes posteriores, difíceis de alcançar e para as áreas situadas ao redor de restaurações e coroas. Concentre-se na limpeza de cada setor da boca, da seguinte maneira: Escove as superfícies voltadas para a bochecha dos dentes superiores de cima para baixo e, depois, dos inferiores de baixo para cima.
Escove as superfícies internas dos dentes superiores de cima para baixo e, depois, dos inferiores de baixo para cima. Em seguida, escove as superfícies de mastigação com movimentos na horizontal. Para ter o hálito puro, escove também a língua, local onde muitas bactérias ficam alojadas. Uma escovação adequada deve durar em torno de 2 minutos.
O uso correto do fio dental remove a placa bacteriana e os alimentos nos lugares onde a escova não consegue chegar facilmente – sob a gengiva e entre os dentes. Como o acúmulo de placa pode provocar cárie e gengivite, usar o fio dental diariamente é altamente recomendável. Para aproveitar ao máximo o uso do fio dental, use a seguinte técnica: Enrole aproximadamente 40 centímetros do fio ao redor de cada dedo médio, deixando uns dez centímetros entre os dedos. Segurando o fio dental entre o polegar e o indicador das duas mãos, deslize-o levemente para cima e para baixo entre os dentes. Passe cuidadosamente o fio ao redor da base de cada dente, ultrapassando a linha de junção do dente com a gengiva.
Nunca force o fio contra a gengiva, pois ele pode cortar ou machucar o frágil tecido gengival. Utilize uma parte nova do pedaço de fio dental para cada dente a ser limpo. Para remover o fio, use movimentos de trás para frente, retirando-o do meio dos dentes.
A escova interdental chega a lugares em que a escova tradicional não alcança e elimina restos de alimentos e bactérias que ficam entre os dentes. O uso deste tipo de escova é muito útil para pacientes com aparelho ortodôntico ou próteses fixas.
Loja 1, área do posto BR, Lauro de Freitas - Bahia.